Ana Pincolini

Nem polícia, nem perícia: reordenamento de CREAS com foco no PAEFI

Vamos ver se essa cena lhe é familiar: você acabou de começar a trabalhar em um CREAS e, depois de questionar o primeiro encaminhamento que recebeu para averiguar uma denúncia, escutou a seguinte resposta: “Mas sempre foi assim”…

Bem-vinda/o ao clube!

Esse curso oferece instrumentos e subsídios valiosos para que você reorganize a oferta do principal serviço do CREAS. Quando ofertamos o curso “Arrumando a ‘casa das famílias’: reordenamento de CRAS com foco no aprimoramento do PAIF”, que busca romper com o CRAS “plantão de emergências”, recebíamos pedidos para desenvolver um curso semelhante para o CREAS. No CREAS não é o plantão social que precisa ser superado, aqui o incêndio é outro: a equipe não fica engolida pela solicitação de cestas básicas, mas pela constante demanda por averiguação de denúncias e produção de documentos com a expectativa de que eles sejam equivalentes a laudos periciais. Nesse curso você vai compreender algumas razões históricas sobre o porquê isso ainda acontece, mas vai receber também subsídios fundamentais e indicações práticas para reordenar o processo de trabalho do PAEFI e construir fluxos de acesso condizentes com as normativas do SUAS e os objetivos do acompanhamento familiar especializado.

Atente-se para as datas e horários

JUSTIFICATIVA
A Educação Permanente no SUAS é definida como o processo contínuo de atualização e renovação de conhecimentos e práticas. De acordo com a Política de Educação Permanente (PNEP/SUAS) (Brasil, 2013), as ações de capacitação e formação devem responder às necessidades de aperfeiçoamento profissional identificadas no cotidiano dos serviços. Esse é o caso do presente curso, que busca responder, de modo prático, a um dos principais desafios dos CREAS: superar a visão dessa unidade como um espaço de recebimento/averiguação de denúncias e elaboração de laudos periciais. As unidades CREAS sofreram influências que bebem no Código de Menores – que reproduzia uma cultura de “polícia das famílias" - e em serviços herdeiros do antigo Programa Sentinela, nos quais havia uma mescla de acompanhamento especializado e produção de provas periciais e testemunhais. Reconhecer essa história é fundamental para consolidar o papel do CREAS no Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e avançar rumo ao trabalho social especializado representado pelo PAEFI. Também fundamental é construir fluxos com os diversos encaminhadores com os quais o CREAS se relaciona e organizar o processo de trabalho do PAEFI de modo a garantir suas ações essenciais – Acolhida, Acompanhamento Especializado e Articulação em rede. Nesse contexto, justifica-se a oferta do presente curso, que se classifica enquanto Capacitação de atualização (PNEP/SUAS, 2013) e responde demandas do cotidiano do SUAS.
 
PÚBLICO-ALVO
  • Profissionais de CREAS, de todos os níveis de formação
  • Coordenadores de CREAS, gestores/diretores de Proteção Social Especial e secretários de assistência social
  • Conselheiros municipais de assistência social
 
OBJETIVO GERAL
  • Apresentar estratégias práticas para romper com o “CREAS averiguador de denúncias”  e aprimorar a oferta do PAEFI
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Compreender o porquê o CREAS muitas vezes é visto como averiguador de denúncias e elaborador de laudos periciais
  • Contribuir para consolidar o papel do CREAS na rede enquanto unidade de oferta de trabalho social especializado com famílias
  • Indicar fluxos de articulação com os órgãos e políticas que se relacionam com o CREAS/PAEFI
  • Organizar o processo de trabalho do PAEFI de modo a garantir suas ações essenciais: Acolhida, Acompanhamento Especializado e Articulação em rede
 
PROGRAMAÇÃO
AULA 1. 26/03/2025, das 13:30 às 17:30 – “Mas isso sempre foi assim”: perícias, oitivas, denúncias: fantasmas do passado a assombrar o CREAS
  • O Creas do passado: heranças da polícia das famílias e do Programa Sentinela
  • O CREAS hoje: uma unidade que oferta serviços especializados no âmbito da assistência social
  • O PAEFI e os riscos pessoais e sociais por violação de direitos
  AULA 2. 27/03/2024, das 08:30 às 11:30 – Alinhamento de expectativas sobre as competências do CREAS e construção de fluxos do PAEFI com os encaminhadores
  • Sistema de garantia de direitos
  • Organização do eixo defesa de direitos
  • O CREAS e as denúncias: alternativas para o Disque 100
  • O CREAS e as perícias: do laudo ao relatório
  AULA 3. 28/03/2025, das 08:30 às 11:30 - Alinhamento de expectativas sobre as competências do CREAS e construção de fluxos do PAEFI com os encaminhadores
  • Acesso por referência e contrarreferência: fluxo com a rede socioassistencial
  • Acesso por encaminhamento: fluxo com a rede intersetorial (demais políticas)
  • Acesso por aplicação de medidas de proteção: fluxo com órgãos de defesa de direitos (Conselho Tutelar, Delegacias, Ministério Público e Poder Judiciário)
  • A importância de criar e padronizar instrumentos de encaminhamento ao PAEFI: avaliação de risco, guias de encaminhamento e ofícios
 
METODOLOGIA
  • Aulas online síncronas (ao vivo) por meio do Google Meet com possibilidade de interação
  • Fundamentação teórica e exemplos práticos
  • Indicação de percurso de leitura para continuidade dos estudos pelas equipes
  • Indicação de vídeos complementares para assistir em equipe
  • Indicação de fluxos com órgãos de defesa de direitos
Modalidade: Capacitação de atualização (conforme a classificação da PNEP/SUAS (Brasil, 2013) Percurso formativo principal (conforme a classificação da PNEP/SUAS (Brasil, 2013): Gestão do SUAS Carga horária das aulas ao vivo: 10 horas aula Vídeos complementares, exercícios e percurso orientado de leitura em equipe: 30 horas (tempo estimado) Carga horária da certificação: 40 horas
 
MATERIAIS COMPLEMENTARES
  • Percurso de leitura orientada
  • Roteiro sugerido para Protocolo de Gestão do CREAS
  • Modelos de instrumentos:
  • Modelo de ofício para os encaminhadores
  • Modelo de termo de recusa de atendimento
  • Modelo de informação sobre lista de espera
  • Modelo de informação sobre início de acompanhamento
  • Modelo de informação de desligamento
  • Modelo de Banco de dados PAEFI

A principal transformação que o curso oferece é contribuir para dar segurança aos profissionais de psicologia que atuam no SUAS em relação à produção de documentos decorrentes do exercício profissional, sejam eles documentos produzidos somente pelo psicólogo ou em conjunto com os demais integrantes da equipe de referência.

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Investimento:

Prefeituras

Desconto de 10% na compra de 3 ou mais inscrições.

R$ 369,00

Por pessoa

Empenho deve ser enviado até dia 25/04/2025 

Pessoa física

R$ 329,00

Por pessoa

A inscrição inclui:

Docente:

Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2004), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2010), com pesquisa e dissertação na temática da violência sexual contra crianças e adolescentes. Servidora pública na Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul (RS) desde 2008, com atuação enquanto técnica de nível superior (psicóloga) no CRAS (2008 a 2013) e gestora – coordenadora do CREAS (2013 a 2017), Diretora de Proteção Social Especial (2017 a 2020) e Diretora de Gestão do SUAS (2020 a 2023). Foi docente dos cursos de graduação em Direito e Psicologia na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) entre 2016 e 2020, ministrando a disciplina de Psicologia Jurídica, e da especialização em Avaliação Psicológica, ministrando a disciplina de Avaliação Psicológica no contexto jurídico. Desde 2017, atua com educação permanente na assistência social por meio de cursos e eventos presenciais e online e produção de conteúdo gratuito no canal SUAS Conversas, no Youtube.  

Palavra da professora:

De que lugar eu falo ao ministrar esse curso:

Contribuíram fundamentalmente na construção desse curso a minha experiência de sete anos na proteção especial, sendo quatro deles como coordenadora de CREAS (2013 a 2017) e três (2017 a 2020) como diretora de proteção social especial em Caxias do Sul. Nesses dois papéis, participei de processos de desconstrução do CREAS “que elaborava laudos” e de desconstrução dessa expectativa em torno dessa unidade. Esse curso também é fruto da experiência como docente de psicologia jurídica no ensino superior (para os cursos de graduação em psicologia e direito), entre os anos de 2016 e 2020. Enquanto professora de psicologia jurídica, especialmente de perícias no contexto forense – que resultam em um documento específico, o laudo pericial – para mim era cada vez mais claro o quanto determinadas exigências feitas aos CREAS representavam a ausência do aparato criminal e forense. Ao ministrar essa disciplina e, ao mesmo tempo, ser coordenadora de CREAS e, depois, diretora de PSE, ficava evidente cotidianamente a contradição de receber, no CREAS, demandas que deveriam ser direcionadas a delegacias, Ministério Público de órgãos do Poder Judiciário, especialmente no caso dos relatórios. Por outro lado, por atuar cotidianamente, na docência, na interface entre psicologia e sistema de justiça, sempre foi relativamente fácil encontrar subsídios – inclusive jurídicos – para embasar a negativa de cumprir, por meio do CREAS, atribuições que não são dessa unidade. Posso dizer que a atuação docente com psicologia jurídica me possibilitou lidar com solicitações indevidas de modo a ter argumentos éticos, técnicos e jurídicos para redirecionar tais orientações aos órgãos competentes e indicar limites no que poderia ou deveria ser informado nos relatórios. Tenho identificado que existem muitos cursos no mercado que trabalham a produção de documentos por parte de profissionais do serviço social, mas, já há algum tempo, tenho recebido a solicitação de desenvolver um curso semelhante para profissionais de psicologia. Elaborei esse curso conjugando a experiência com psicologia jurídica – que me indica o que não fazer, o que não escrever, o que não colocar dos documentos – e a experiência de mais de 16 anos de trabalho no SUAS.

Perguntas frequentes

A PREFEITURA PODE ADQUIRIR O CURSO COM RECURSOS FEDERAIS?

Sim, com base no Decreto Nº 7.788/2012, os recursos oriundos do FNAS repassados na modalidade fundo a fundo podem ser gastos no cofinanciamento para a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de estudos e pesquisas essenciais à execução de serviços, programas e projetos de assistência social. Para tal, podem ser utilizados recursos dos seguintes blocos:  

Bloco da Proteção Social Básica (PSB): conforme a NOB-RH/SUAS, podem ser utilizados para custeio de capacitações, incluindo diárias e passagens no caso de eventos presenciais.  

Bloco da Proteção Social Especial (PSE) da Média e Alta Complexidade (MAC): conforme a NOB-RH/SUAS, podem ser utilizados para custeio de capacitações, incluindo diárias e passagens no caso de eventos presenciais.  

Recursos do IGD-M (IGD-PBF): podem ser utilizados para compra de inscrições para capacitação de servidores envolvidos no processo de acompanhamento das condicionalidades, gestão municipal do Cadastro Único de Programas Sociais e Controle Social. Além das inscrições, também podem ser utilizados para pagamento de diárias e passagens no caso de cursos e eventos presenciais (encontros, seminários e outros). 

Recursos do IGD-SUAS: podem ser utilizados para organização, financiamento e participação em cursos e eventos, inclusive a participação dos conselheiros da sociedade civil.  

Recursos do Programa Criança Feliz (PCF)/ Primeira Infância no SUAS: de acordo com a Portaria n° 664/2021 (art. 4º e art. 75), os recursos podem ser utilizados para viabilizar a participação da Equipe PCF em cursos e eventos de capacitação.  

 

MEU MUNICÍPIO PODE SE INSCREVER POR EMPENHO?

Sim. Além da contratação por empenho, é possível contratar por boleto, PIX ou transferência bancária. Cada município executa um procedimento específico. Disponibilizamos em nosso site os documentos necessários para contratação. Encaminhe para o Setor de Compras/Financeiro do seu município.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por meio do email: [email protected]

O CURSO SERÁ OFERTADO SOMENTE AO VIVO?

SIM. Em função da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018, que protege os direitos individuais  de liberdade e privacidade, como o curso possibilita interação, ficando gravadas perguntas, falas e imagens dos participantes, a capacitação deve ser assistida AO VIVO. A gravação somente será disponibilizada por tempo determinado e mediante apresentação de atestado médico que comprove impossibilidade de assistir à aula na data e horário em função de afastamento de saúde. Consulte regulamento. Para melhor aproveitamento, orienta-se a utilização de fones de ouvido, microfone e câmera.   

 

FORNECE CERTIFICADO?

Sim. Os certificados serão disponibilizados a todos os participantes que estiverem presentes nas aulas.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE PAGAMENTO DISPONÍVEIS?

Você pode pagar à vista no boleto ou em até 12x nos principais cartões. O pagamento no boleto leva até 48 horas para confirmação da inscrição. Já no cartão de crédito a confirmação é imediata. Prefeituras podem optar pelo pagamento por empenho.

ESSE CURSO PODE SER VALIDADO COMO EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUAS?

Sim, pois o projeto pedagógico do curso foi elaborado seguindo os princípios da Política Nacional de Educação Permanente do Suas (PNEP, 2013). Com base nos critérios da PNEP, o curso é do tipo "Capacitação introdutória".

Dúvidas?

Chama no suporte no whatsapp