Sou psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e trabalho no Suas desde 2008. Tenho experiência como técnica de nível superior e como gestora. Sou mestre em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de desenvolvimento em situações de risco, especialmente na violência sexual intrafamiliar. 

Já trabalhei no setor privado (psicologia clínica) e na esfera pública nas áreas de Saúde (SUS), Educação e Assistência Social (Suas). Nesta última, tenho participado da construção das práticas da psicologia e acompanhado a evolução dessa política pública nos últimos anos.

Apresento o canal Suas Conversas, no You Tube, que difunde, gratuitamente, informações e saberes sobre a assistência social, contribuindo com a educação permanente no Suas. Já publiquei artigos em revistas científicas e um livro no qual conto minhas experiências, na forma de “vinhetas não (?) clínicas”. 

Sinto-me honrada de ter ingressado no Suas no momento histórico de sua consolidação e penso que o fortalecimento desse sistema e a garantia de sua continuidade é bandeira de luta contínua para nós, trabalhadores e gestores

Trabalhar na assistência social  exige que o profissional conheça questões específicas do trabalho social com famílias, comunidades e territórios em situação de risco e vulnerabilidade social. Exige, ainda, conhecimentos sobre o campo das políticas públicas e dos direitos sociais, além da capacidade de atuar na interdisciplinaridade com os demais colegas.

Sempre acreditei que o conhecimento e as experiências (as que deram certo e as que deram errado…) não podem ficar na gaveta: devem ser compartilhadas. Por isso, tenho muito entusiasmo em difundir o que temos construído no âmbito do Suas, tanto “no miudinho do atendimento”, como gosto de dizer, quanto na gestão do sistema. Nas minhas andanças, encontro pessoas que, como eu, constroem práticas e conhecimentos todo dia, no cotidiano do trabalho social com famílias e comunidades. Aprendo muito com elas. 

O principal “cliente” dos meus cursos são as prefeituras e secretarias de assistência social. No entanto, a relação que estabelecemos não é uma mera prestação de serviços: o cognitivo caminha junto com o afeto. Por onde passo, não encontro somente “clientes”, mas, principalmente, colegas.  Assim como eu, esses colegas trabalham pela transformação social e acreditam no Suas

Trabalho no Suas desde 2008, tenho experiência enquanto técnica de nível superior e gestora. Cotidianamente, participo da construção das práticas do psicólogo no Suas, seja na área da Prevenção ou da Intervenção. Também sou pesquisadora na área de desenvolvimento em situações de risco, especialmente na questão do Abuso Sexual Intrafamiliar.

Trabalhar na Assistência Social  exige que o profissional conheça o tema da família e as suas transformações, as questões específicas do trabalho social com comunidades e territórios em situação de risco e vulnerabilidade social, o campo das políticas públicas e dos direitos sociais.

Já trabalhei no setor privado (psicologia clínica) e na esfera pública nas áreas de Saúde (SUS), Educação e na Assistência Social (Suas). Nesta última, tenho participado da construção das práticas do psicólogo e acompanhado a evolução dessa política pública nos últimos anos.

Sinto-me honrada de ter ingressado no SUAS no momento histórico de sua consolidação e penso que o fortalecimento desse sistema e a garantia de sua continuidade é uma bandeira de luta contínua para nós, trabalhadores e gestores do Suas.

Convido você a conhecer meu trabalho.  

Vamos refletir juntos. Vamos construir juntos.