Ana Pincolini

JUSTIFICATIVA
Que a interdisciplinaridade é uma diretriz fundamental para o trabalho das equipes de referência no SUAS é fato amplamente conhecido. Mas como a atuação interdisciplinar se traduz na prática? Responder essa pergunta é o principal objetivo desse curso. Temos visto o assunto ser tratado de forma superficial, sem retomar conceitos básicos e fundantes sobre o tema da interdisciplinaridade. Esse curso resgata esses conceitos – que são extremamente úteis para pensar a interdisciplinaridade – e busca aplicá-los no cotidiano das equipes de referência do SUAS por meio de seus correlatos práticos: interprofissionalidade e colaboração profissional. Estar invadindo as atribuições de outras categorias profissionais é um dos receios frequentemente encontrados entre profissionais de nível superior do SUAS ao adentrar o campo da assistência social. No caso da psicologia, isso é frequentemente vivenciado como uma certa “crise de identidade”. Desde a publicação da Resolução CNAS n° 17, em 2011, profissionais de psicologia e de serviço social são obrigatórios em todas as equipes de referência do SUAS, em todos os níveis de complexidade. Esse foi o critério de escolha dessas categorias profissionais para focar no presente curso, já que trabalhar todas as profissões previstas na Resolução n° 17 na carga horária do curso resultaria em um olhar muito superficial a cada uma delas. De acordo com a Política de Educação Permanente (PNEP/SUAS) (Brasil, 2013), as ações de capacitação e formação devem responder às necessidades de aperfeiçoamento profissional identificadas no cotidiano dos serviços do SUAS, que é o caso da frequente pergunta: como garantir, na prática, a interdisciplinaridade no cotidiano dos serviços? Por trazer ferramentas teóricas basilares para discutir esse tema e exemplos práticos de como elas se aplicam no cotidiano do SUAS, justifica-se a oferta do presente curso.
 
PÚBLICO-ALVO
  • Profissionais de psicologia e serviço social que atuam qualquer serviço do SUAS
  • Gestores de assistência social
  • Estudantes de psicologia e serviço social
 
OBJETIVO GERAL
  • Identificar como a interdisciplinaridade pode acontecer na prática nas equipes de referência do SUAS, com foco na atuação de profissionais de psicologia e serviço social
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Refletir sobre os conceitos teóricos básicos e fundantes no tema da interdisciplinaridade
  • Refletir sobre a articulação entre núcleos de competência e responsabilidade e campo de competência e responsabilidade no caso da psicologia e do serviço social
  • Trazer exemplos práticos de atuação interdisciplinar, contribuindo para sanar dúvidas frequentes sobre esse tema e sobre como operacionalizá-lo no cotidiano
 
PROGRAMAÇÃO
AULA 1. 26/06/2025, das 08:30 às 11:30 – O que afinal é a interdisciplinaridade: conceitos essenciais
  • Abordagem psicossocial x Interdisciplinaridade
  • Autores obrigatórios no estudo da interdisciplinaridade
  • A contribuição de Japiassu
  • A metáfora de Gusdorf
  • As contribuições de Fazenda
  • O modelo de Jantsch
  • Multidisciplinaridade
  • Pluridisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Transdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade x Interprofissionalidade
  • Diferenciação x Integração
  • Profissionalismo x Colaboração profissional
  • Como isso se aplica ao SUAS na prática: exemplos
  AULA 2. 27/06/2025, das 08:30 às 11:30 - Interdisciplinaridade na prática: articulação entre psicologia e serviço social na equipe de referência
  • As contribuições de Campos
  • Núcleo de competência e atribuições privativas da psicologia
  • Núcleo de competência e atribuições privativas do serviço social
  • O campo da assistência social
  • Do SUS ao SUAS: o conceito de equipes de referência
  • Como isso se aplica ao SUAS na prática: exemplos de atuação interdisciplinar nas equipes de referência dos serviços do SUAS
 
METODOLOGIA
  • Aulas online síncronas (ao vivo) por meio do Google Meet  com possibilidade de interação
  • Fundamentação teórica e exemplos práticos
  • Indicação de vídeos complementares
  • Indicação de percurso de leitura
  Modalidade: Capacitação introdutória (conforme a classificação da PNEP/SUAS (Brasil, 2013) Carga horária das aulas síncronas (ao vivo): 6 horas aula Carga horária estimada das atividades assíncronas (materiais complementares): 14 horas Carga horária da certificação: 20 horas Percurso formativo principal (conforme a classificação da PNEP/SUAS (Brasil, 2013): Provimento de serviços e benefícios socioassistenciais
 
MATERIAIS COMPLEMENTARES
  • Indicação de percurso de leitura
  • Vídeos complementares

Perguntas frequentes

QUAL A CARGA HORÁRIA?

O curso tem carga horária de 10 horas.

FORNECE CERTIFICADO?

Sim, após o término do curso ao vivo o certificado é emitido.

ESSE CURSO PODE SER VALIDADO COMO EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUAS?

Sim, pois o projeto pedagógico do curso foi elaborado seguindo os princípios da Política Nacional de Educação Permanente do Suas (PNEP, 2013). Com base nos critérios da PNEP, o curso é do tipo "Capacitação de Atualização" e o percurso formativo dele é classificado como "Provimento de serviços e benefícios".

QUAL A FORMA DE PAGAMENTO

Você pode pagar à vista no boleto ou em até 12x nos principais cartões. O pagamento no boleto leva até 48 horas para confirmação da inscrição. Já no cartão de crédito a confirmação é imediata. Prefeituras podem optar pelo pagamento por empenho.

POR QUANTO TEMPO POSSO ACESSAR O CURSO?

O acesso ao conteúdo em videoaulas é por 30 dias após o términos das aulas ao vivo.

COMO MINHA PREFEITURA PODE ADQUIRIR?

A aquisição pode ser feita por dispensa de licitação ou inexigibilidade.

Para tirar as dúvidas recomendamos que entre em contato com o setor de licitações do seu município.

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