Ana Pincolini

O fantástico curso de fluxos: SUAS e órgãos de defesa de direitos (Conselho Tutelar, Disque 100, MP e Poder Judiciário)

Esse curso surgiu como resposta a frequentes dúvidas recebidas sobre a relação do Suas com Conselhos Tutelares, Disque Direitos Humanos (Disque 100) e órgãos do sistema de justiça e segurança pública. Essas dúvidas geralmente começam com “O que fazer quando…?” e terminam com “… cinco dias para resposta”. Você sabe do que estou falando colega: é o seu cotidiano no Suas. Mas será que isso não é, no fundo, uma questão de fluxo?  

O Suas é o mais novo dos sistemas públicos da tripé da seguridade social brasileira e, como tal, ainda não é bem compreendido por atores externos, incluindo profissionais de outras políticas públicas e órgãos de defesa de direitos. Até o final dos anos 1980, o modelo de assistência social  desenvolvido no Brasil esteve atravessado pelo então vigente Código de Menores, o que determinava a adoção de posturas hoje consideradas investigativas e julgadoras em relação aos modos de vida das famílias, na linha do que Donzelot designa como “polícia das famílias”. Essa vinculação histórica contribuiu para que atores de determinados setores da sociedade e órgãos da rede tenham expectativas distorcidas sobre o papel da assistência social, motivo pelo qual o Suas ainda recebe muitas requisições indevidas. No entanto, identificamos que muitas das dificuldades enfrentadas são agravadas por ausência ou inadequação dos fluxos locais. Este curso surgiu para contribuir propondo alguns desenhos possíveis, já que resolver alguns entraves comuns na rede, muitas vezes, é uma questão de fluxo. Essa é nossa aposta com o presente curso.  

Atente-se para as datas e horários

JUSTIFICATIVA
A Educação Permanente no Suas é definida como o processo contínuo de atualização e renovação de conhecimentos e práticas. De acordo com a Política de Educação Permanente (Pnep/Suas) (Brasil, 2013), as ações de capacitação e formação devem responder às necessidades de aperfeiçoamento profissional identificadas no cotidiano dos serviços. Esse é o caso do presente curso, que busca responder, de modo prático, a um dos principais desafios enfrentados pelo Suas: a relação com o sistema de justiça. Permeada por heranças de um passado atravessado pelo Código de Menores e herdeira de expectativas que não correspondem mais à nova assistência social, essa relação não diz respeito apenas ao Suas e órgãos como o Ministério Público e o Poder Judiciário, abrangendo também o Conselho Tutelar, as delegacias e o Disque 100. Entre o criminal e o social, esse curso busca traçar caminhos (fluxos) no Sistema de Garantia de Direitos (SGD) de modo a contribuir para deixar explícito o papel da assistência social enquanto política de proteção social. Permeada por conflitos de competências, uma rede que tem os mesmos objetivos pode estar perdendo em sinergia e efetividade simplesmente pela ausência ou pela inadequação do seu fluxo de comunicação e de procedimentos. Nesse contexto, justifica-se a oferta do presente curso, que se classifica enquanto Capacitação introdutória (Pnep/Suas, 2013) e responde a essa que é uma das grandes demandas do cotidiano dos serviços de assistência social.      
 
PÚBLICO-ALVO
  • Profissionais das equipes de referência do Suas 
  • Gestores de assistência social  
  • Conselheiros municipais de assistência social   
 
OBJETIVO GERAL
  • Apresentar propostas de fluxos entre o Suas e órgãos dos demais eixos do SGD  
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Resgatar a histórica relação entre a assistência social e órgãos de defesa de direitos  
  • Apresentar desenhos de fluxos possíveis entre o Suas e o Conselho Tutelar, órgãos de defesa de direitos (delegacias (incluindo o Disque 100), Ministério Público e Poder Judiciário) 
  • Reafirmar as competências do Suas enquanto sistema de proteção social que oferta trabalho social com famílias e territórios por meio de fluxos alinhados ao escopo da política de assistência social 
 
PROGRAMAÇÃO
AULA 1: 15/10/2025, das 13:30 às 17:00: ESTABELECENDO LIMITES
  • Social x penal  
  • Risco x crime 
  • Encaminhamento da família x pedido de averiguação de denúncia 
  • Elaboração de relatórios x produção de provas (laudo pericial) 
AULA 2. 16/10/2025, das 08:30 às 11:30 – SUAS e Sistema de Garantia de Direitos (SGD) 
  • Suas e Sistema de Garantia de Direitos (SGD)  
  • Fluxos possíveis: Suas e Conselho Tutelar 
  • Fluxos possíveis: Suas e Disque 100 
AULA 3. 17/10/2025, das 13:30 às 17:00 - “CINCO DIAS PARA RESPOSTA” (ou apenas uma questão de fluxo?)
  • Fluxos possíveis: Suas e Ministério Público: propostas de fluxos  
  • Fluxos possíveis: Suas e Sistema de justiça: propostas de fluxos  
  • As palavras de ontem e as palavras de hoje: semânticas do Suas na atualidade
 
METODOLOGIA
  • Aulas online síncronas (ao vivo) por meio do Google Meet com possibilidade de interação  
  • Fundamentação teórica e exemplos práticos 
  • Indicação de percurso de leitura para continuidade dos estudos pelas equipes 
  • Indicação de vídeos complementares para assistir em equipe  
  Modalidade: Capacitação introdutória (conforme a classificação da PNEP/SUAS (Brasil, 2013) Carga horária das aulas síncronas (ao vivo): 12 horas aula Carga horária estimada das atividades assíncronas (materiais complementares): 18 horas   Carga horária da certificação: 30 horas Percurso formativo principal (conforme a classificação da PNEP/SUAS (Brasil, 2013): Gestão do Suas 
 
MATERIAIS COMPLEMENTARES
  • Indicação de percursos de leitura  
  • Vídeos complementares 
  • Modelos de Protocolos de Gestão de Cras e Creas  

A principal transformação que o curso oferece são as sugestões práticas para reorganizar a oferta de benefícios eventuais e diferenciar essa oferta das ações de acompanhamento para famílias em insegurança alimentar e nutricional (INSAN). Além disso, o curso oferece um panorama dos BE sempre indicando um olhar que conecte o material e o relacional nessa provisão.

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Investimento:

Para você ou prefeitura

Desconto de 10% na compra de 3 ou mais inscrições.

Curso indisponível

A inscrição inclui:

Docente:

Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2004), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2010), com pesquisa e dissertação na temática da violência sexual contra crianças e adolescentes. Servidora pública na Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul (RS) desde 2008, com atuação enquanto técnica de nível superior (psicóloga) no CRAS (2008 a 2013) e gestora – coordenadora do CREAS (2013 a 2017), Diretora de Proteção Social Especial (2017 a 2020) e Diretora de Gestão do SUAS (2020 a 2023). Foi docente dos cursos de graduação em Direito e Psicologia na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) entre 2016 e 2020, ministrando a disciplina de Psicologia Jurídica, e da especialização em Avaliação Psicológica, ministrando a disciplina de Avaliação Psicológica no contexto jurídico. Desde 2017, atua com educação permanente na assistência social por meio de cursos e eventos presenciais e online e produção de conteúdo gratuito no canal SUAS Conversas, no Youtube.  

Palavra da professora:

De que lugar eu falo ao ministrar esse curso:

Contribuiu na construção desse curso a minha experiência de cinco anos enquanto psicóloga de um CRAS de grande porte em Caxias do Sul (RS), em que participei ativamente do processo de reorganização da unidade para superar o funcionamento “plantão social”, além de fazer parte do grupo que elaborou os dois protocolos de gestão dos CRAS do município, sendo a primeira edição em 2012 e a segunda em 2024. A redução dos serviços do SUAS, especialmente do CRAS, a um grande “plantão de cestas básicas” sempre me incomodou. Por conta disso, além das experiências relatadas no meu livro Psicologia que sobe morro e desce ladeira: vinhetas não [?] clínicas de atuação da psicologia no CRAS, publicado pela editora Appris (2021), mais recentemente, dediquei-me a estudar o tema dos benefícios eventuais por meio de duas pesquisas independentes. A primeira resultou no trabalho intitulado “Insegurança alimentar fantasiada de benefício eventual: estaria a cesta básica encobrindo uma desproteção?”, apresentado na III Mostra de práticas em Psicologia no SUAS/Etapa Sul, promovida pelo Conselho Federal de Psicologia, por meio da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) em 06 e 07 de julho de 2024. A segunda pesquisa ainda está em andamento. Além das pesquisas, em minha atuação enquanto gerente de serviços estatais da Diretoria de Gestão do SUAS (DGSuas) da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul (RS), coordeno uma comissão que tem trabalhado ao longo de 2024 no mapeamento dos principais eventos que ensejam a provisão de BE no município, bem como na proposta de revisão de critérios de provisão com base nesse estudo. Outro fator que contribuiu para a organização desse curso foi minha participação no Laboratório de Políticas Alimentares Urbanas (LUPPA), do Instituto Comida do Amanhã, organização da sociedade civil de reconhecimento nacional e internacional sobre o tema da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e, ainda enquanto servidora do município de Caxias do Sul, a experiência de compor a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), colegiado no qual represento a política de assistência social. Enquanto integrante da CAISAN, participei da construção do primeiro Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN) de Caxias do Sul. Essas experiencias, pesquisas e a participação em instâncias que discutem tanto os benefícios eventuais quanto a política de SAN têm sido valiosas para entendimentos e sugestões práticas sobre ambos os temas, que, por meio desse curso, quero partilhar com os municípios.  

Dúvidas?

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Perguntas frequentes

A PREFEITURA PODE ADQUIRIR O CURSO COM RECURSOS FEDERAIS?

Sim, com base no Decreto Nº 7.788/2012, os recursos oriundos do FNAS repassados na modalidade fundo a fundo podem ser gastos no cofinanciamento para a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de estudos e pesquisas essenciais à execução de serviços, programas e projetos de assistência social. Para tal, podem ser utilizados recursos dos seguintes blocos:  

Bloco da Proteção Social Básica (PSB): conforme a NOB-RH/SUAS, podem ser utilizados para custeio de capacitações, incluindo diárias e passagens no caso de eventos presenciais.  

Bloco da Proteção Social Especial (PSE) da Média e Alta Complexidade (MAC): conforme a NOB-RH/SUAS, podem ser utilizados para custeio de capacitações, incluindo diárias e passagens no caso de eventos presenciais.  

Recursos do IGD-M (IGD-PBF): podem ser utilizados para compra de inscrições para capacitação de servidores envolvidos no processo de acompanhamento das condicionalidades, gestão municipal do Cadastro Único de Programas Sociais e Controle Social. Além das inscrições, também podem ser utilizados para pagamento de diárias e passagens no caso de cursos e eventos presenciais (encontros, seminários e outros). 

Recursos do IGD-SUAS: podem ser utilizados para organização, financiamento e participação em cursos e eventos, inclusive a participação dos conselheiros da sociedade civil.  

Recursos do Programa Criança Feliz (PCF)/ Primeira Infância no SUAS: de acordo com a Portaria n° 664/2021 (art. 4º e art. 75), os recursos podem ser utilizados para viabilizar a participação da Equipe PCF em cursos e eventos de capacitação.  

 

MEU MUNICÍPIO PODE SE INSCREVER POR EMPENHO?

Sim. Além da contratação por empenho, é possível contratar por boleto, PIX ou transferência bancária. Cada município executa um procedimento específico. Disponibilizamos em nosso site os documentos necessários para contratação. Encaminhe para o Setor de Compras/Financeiro do seu município.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por meio do email: [email protected]

O CURSO SERÁ OFERTADO SOMENTE AO VIVO?

SIM. Em função da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018, que protege os direitos individuais  de liberdade e privacidade, como o curso possibilita interação, ficando gravadas perguntas, falas e imagens dos participantes, a capacitação deve ser assistida AO VIVO. A gravação somente será disponibilizada por tempo determinado e mediante apresentação de atestado médico que comprove impossibilidade de assistir à aula na data e horário em função de afastamento de saúde. Consulte regulamento. Para melhor aproveitamento, orienta-se a utilização de fones de ouvido, microfone e câmera.   

 

FORNECE CERTIFICADO?

Sim. Os certificados serão disponibilizados a todos os participantes que estiverem presentes nas aulas.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE PAGAMENTO DISPONÍVEIS?

Você pode pagar à vista no boleto ou em até 12x nos principais cartões. O pagamento no boleto leva até 48 horas para confirmação da inscrição. Já no cartão de crédito a confirmação é imediata. Prefeituras podem optar pelo pagamento por empenho.

ESSE CURSO PODE SER VALIDADO COMO EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUAS?

Sim, pois o projeto pedagógico do curso foi elaborado seguindo os princípios da Política Nacional de Educação Permanente do Suas (PNEP, 2013). Com base nos critérios da PNEP, o curso é do tipo "Capacitação introdutória".