Ana Pincolini

SKU: 002

A menina LOAS teve um filho

“Certamente vocês vão gostar, é um livro muito bem escrito, articulado e que dá vontade de ler. Que possamos usá-lo nas conferências estaduais e nacional. Ele abre uma centralidade no controle social, que é a tabua de salvação do Suas.”

Aldaisá Spozati
Professora

R$ 39,00

Quantidade

Em 2003, na Palestra Magna da IV Conferência Nacional de Assistência Social, que seria uma das mais importantes em função da deliberação pela criação, sem mais delongas, do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Aldaiza Sposati nos brindou com a metáfora da menina Loas. No ano seguinte, em livro homônimo, a autora contou a história da Lei Orgânica de Assistência Social comparando-a a uma menina brasileira de dez anos que vivia as mesmas vicissitudes de tantas outras crianças. Passados 20 anos dessa bela analogia, retomamos A Menina Loas como inspiração para propor a continuidade da metáfora de Sposati em uma segunda geração. Propomos que essa menina cresceu, tornou-se uma mulher e gestou o bebê Suas. Mas qual seria a paternidade do bebê?

Conheça os cursos

Novo!

Setembro 2025

Trabalhando com grupos no SUAS: ênfase no PAIF e PAEFI

Breve descrição:

O curso trabalha as práticas coletivas no Suas a partir de contribuições de autores da psicologia e do serviço social. Traz, ainda, referenciais teóricos comuns entre psicologia e pedagogia. Busca articular teorias de grupos (muitas delas produzidas antes do Suas) com as orientações técnicas mais atuais do campo da assistência social, aplicando tais conhecimentos especialmente ao PAIF e PAEFI. Você conhecerá ferramentas gerais, que servem para aplicar em vários tipos de grupos no Suas, tanto os grupos de acompanhamento familiar quanto atividades coletivas pontuais, como as oficinas com famílias e as ações de mobilização social. Se você deseja ampliar as ações coletivas no seu Cras ou Creas, encontrará nesse curso algumas sugestões de técnicas e metodologias para aplicação em vários tipos de grupos.  O curso oferece ferramentas e leituras para contribuir com maior segurança na condução de grupos e para o “aventurar-se” nessa modalidade de atendimento e acompanhamento em que se conjugam desafios e espaços de potência. 

Novo!

Outubro 2025

O fantástico curso de fluxos: SUAS e órgãos de defesa de direitos (Conselho Tutelar, Disque 100, MP e Poder Judiciário)

Breve descrição:

Esse curso surgiu como resposta a frequentes dúvidas recebidas sobre a relação do Suas com Conselhos Tutelares, Disque Direitos Humanos (Disque 100) e órgãos do sistema de justiça e segurança pública. Essas dúvidas geralmente começam com “O que fazer quando…?” e terminam com “… cinco dias para resposta”. Você sabe do que estou falando colega: é o seu cotidiano no Suas. Mas será que isso não é, no fundo, uma questão de fluxo?  

 

O Suas é o mais novo dos sistemas públicos da tripé da seguridade social brasileira e, como tal, ainda não é bem compreendido por atores externos, incluindo profissionais de outras políticas públicas e órgãos de defesa de direitos. Até o final dos anos 1980, o modelo de assistência social  desenvolvido no Brasil esteve atravessado pelo então vigente Código de Menores, o que determinava a adoção de posturas hoje consideradas investigativas e julgadoras em relação aos modos de vida das famílias, na linha do que Donzelot designa como “polícia das famílias”. Essa vinculação histórica contribuiu para que atores de determinados setores da sociedade e órgãos da rede tenham expectativas distorcidas sobre o papel da assistência social, motivo pelo qual o Suas ainda recebe muitas requisições indevidas. No entanto, identificamos que muitas das dificuldades enfrentadas são agravadas por ausência ou inadequação dos fluxos locais. Este curso surgiu para contribuir propondo alguns desenhos possíveis, já que resolver alguns entraves comuns na rede, muitas vezes, é uma questão de fluxo. Essa é nossa aposta com o presente curso.  

0