O curso que prepara você para coordenar o CRAS e o CREAS
No passado, a pasta da assistência social era destinada a pessoas com trajetória no campo da solidariedade ou da caridade, sem exigir conhecimento técnico e habilidade de gestão de pessoas. Com o avanço da política pública de assistência social, ocupar cargos de gestão no âmbito do SUAS exige muito mais do que o desejo de fazer o bem. Trata-se de liderar equipes, coordenar serviços e articular redes nos territórios.
Com o objetivo de preparar você para a coordenação das principais unidades do SUAS, desenvolvemos o curso Coordenação de CRAS e CREAS: gestão de pessoas, serviços e territórios, cuja aula inaugural você confere abaixo,
30 DIAS
DEZ módulos com 32 aulas gravadas que perpassam os temas da gestão de pessoas, serviços e territórios no CRAS e no CREAS, incluindo um módulo com as dúvidas mais frequentes.
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CURSO INDISPONÍVEL
R$ 560,00
Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de desenvolvimento em situações de risco, especialmente na violência sexual intrafamiliar. Trabalha no Suas desde 2008, com experiência como técnica de nível superior e gestora.
Desde 2020, apresenta o canal Suas Conversas, no YouTube, que difunde, gratuitamente, informações e saberes sobre a assistência social. Já publicou artigos em revistas científicas e dois livros: “Psicologia que sobe morro e desce ladeira”, no qual conta suas experiências, na forma de “vinhetas não (?) clínicas” e “A menina Loas teve um filho”, uma história ilustrada dos 18 anos do Suas. Ministra cursos e palestras na área da psicologia e da assistência social em geral.
PALAVRA DA PROFESSORA:
De que lugar eu falo ao ministrar esse curso:
Contribuíram fundamentalmente na construção desse curso a minha experiência de 12 anos ocupando postos de gestão no âmbito da assistência social nos níveis de coordenação, gerência e direção. Isso me trouxe oportunidades de qualificação e, principalmente, um grande leque de vivências práticas no âmbito da gestão de pessoas, serviços e territórios no SUAS.
Enquanto coordenadora de CREAS, participei ativamente da construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo (2014) e, posteriormente, já na diretoria de gestão do SUAS, da construção do Protocolo de Gestão dos CREAS de Caxias do Sul (2020).
Enquanto diretora de PSE, pude conhecer os desafios de gestar um conjunto de serviços de média e alta complexidade, com demandas variadas, grande interação com órgãos de defesa de direitos e outras políticas públicas, o que exigiu de mim o desenvolvimento de competências de negociação, articulação e produção de consensos para a construção de fluxos operacionais. Também tive a oportunidade de interagir com Organizações da Sociedade Civil (OSC) e, coletivamente, promover o reordenamento de serviços e o referenciamento de redes.
Enquanto diretora de gestão do SUAS, aproximei-me da vigilância socioassistencial e hoje considero que a gestão orientada pelos dados é um grande avanço para a assistência social. Isso sem deixar de cuidar das pessoas, de qualificar os serviços e de promover o fortalecimento das redes nos territórios.
JUSTIFICATIVA
No passado, a pasta da assistência social era a pasta destinada a pessoas com trajetória no campo da solidariedade ou da caridade, sem exigir conhecimento técnico e habilidade de gestão de pessoas. Com o avanço da política pública de assistência social, tanto no aspecto normativo quanto técnico, ocupar cargos de gestão no âmbito do SUAS exige muito mais do que o desejo de fazer o bem. Trata-se de liderar equipes, coordenar serviços e articular redes nos territórios. Cargos como o de secretário de assistência social, diretor de proteção básica ou especial, coordenação de unidades CRAS e CREAS impõem aprender e conseguir lidar com desafios inerentes à gestão pública como um todo – tais como recursos escassos, necessidade de conhecer a legislação e de lidar com a burocracia que difere do setor privado. Em paralelo, é preciso conhecer a política pública de assistência social e desenvolver habilidades de gestão de pessoas – já que as pessoas são a principal tecnologia dessa política – serviços destinados à população que enfrenta situações de vulnerabilidade e risco social e territórios nos quais as redes socioassistencial e intersetorial se materializam e podem ser mais ou menos articuladas e efetivas, a depender do direcionamento que é dado pela gestão.
Quem vem do setor privado e já ocupou postos de gestão possivelmente não vai encontrar dificuldades na gestão de pessoas, mas vai precisar conhecer o mundo do SUAS: dos seus serviços e da gestão do território. Esse é o caso de muitos secretários de assistência social e diretores de PSB e PSE. Por outro lado, quem recebe o convite para coordenar um CRAS ou um CREAS em geral já trabalha no SUAS e conhece os serviços de proteção básica e especial, mas precisa acessar conhecimentos e desenvolver habilidades de gestão de pessoas e de gestão de territórios. Por mais que a gestão de territórios não seja atribuição exclusiva do coordenador – ela depende muito da equipe da unidade – essa é uma função que não acontece espontaneamente: ela precisa de uma intencionalidade e de movimentos tanto no nível da gestão da unidade (CRAS ou CREAS ) quanto da gestão da secretaria (secretário e seus diretores quando houver). É na gestão de pessoas e na gestão de territórios que todos esses níveis de gestão – coordenação, direção e secretaria da pasta – se encontram, cada um com suas competências e atribuições. É importante compreender até onde vai o papel de cada um desses atores – equipe de referência, coordenação, direções, secretaria para que se possa construir uma gestão efetiva, comprometida com o avanço do SUAS e que resulte em ofertas qualificadas para a população. É para preparar você - ou qualificar, caso você já tenha experiência na área – que esse curso foi desenvolvido.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais que ocupam cargos de gestão no SUAS em todos os níveis (coordenação de CRAS e CREAS, gerência, direção de proteção básica ou especial e secretaria municipal).
OBJETIVO GERAL
Preparar e qualificar profissionais que ocupam cargos de gestão no âmbito do SUAS, da coordenação das unidades à secretaria da pasta
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Preparar os profissionais para coordenar CRAS, CREAS e conhecer
Subsidiar profissionais de todos os níveis de gestão sobre gestão de pessoas, de serviços e de territórios no âmbito do SUAS
Diferenciar competências das equipes de referência e dos diferentes níveis de gestão (unidades CRAS e CREAS x órgão gestor)
PROGRAMAÇÃO
MÓDULO INTRODUTÓRIO: GESTÃO E A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUAS
Aula 1. Boas-vindas e apresentação da professora
Aula 2. Abertura para aprender com as experiências: característica da boa gestão
Aula 3. Breve linha do tempo do SUAS
Aula 4. Educação Permanente (EP) no SUAS e o papel da gestão
Aula 5. Cultura do registro e “saber fazer”
Aula 6. EP no cotidiano do SUAS
MÓDULO 1: GESTÃO E SOLIDÃO: DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS (NOÇÕES BÁSICAS)
Aula 7. Níveis de gestão e o papel do secretário municipal de assistência social
Aula 8. Níveis de informação
Aula 9. Níveis de gestão e o papel dos coordenadores de CRAS e CREAS
Aula 10. Níveis de gestão e o papel dos coordenadores de serviços executados por OSC
Aula 11. Reuniões de equipe
Aula 12. Orientações gerais sobre gestão de pessoas – para todos os gestores
MÓDULO 2: GESTÃO DE SERVIÇOS DO CRAS - FOCO NA OFERTA DO PAIF
Aula 13. Origens do CRAS e do PAIF
Aula 14. CRAS: conceito e funções
Aula 15. A oferta do PAIF: atendimento e acompanhamento familiar
Aula 16. Qual é o seu CRAS hoje: como o seu CRAS se vê no espelho?
Aula 17. O CRAS e a provisão de BE
MÓDULO 3: GESTÃO DE TERRITÓRIO DO CRAS
Aula 18. As três atividades que fazem parte da gestão territorial da Proteção Social Básica
Aula 19. Rede socioassistencial: reconhecimento de uma OSC como integrante do SUAS
Aula 20. Parcerias entre OSC e poder público
Aula 21. Referenciamento da rede socioassistencial ao CRAS do território
Aula 22. Promoção da articulação intersetorial no território do CRAS
Aula 23. Busca ativa para acompanhamento de famílias e para conhecimento do território
MÓDULO 4 - ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DO CRAS
Aula 24. Atribuições do coordenador do CRAS
CAIXA DE FERRAMENTAS BÁSICAS COORDENAÇÃO DE CRAS / DIREÇÃO DE PSB
MÓDULO 5 - GESTÃO DE SERVIÇOS DO CREAS
Aula 25. Desafios da gestão do CREAS
Aula 26. Serviços executados no CREAS
Aula 27. O CREAS e a provisão de BE
Aula 28. Desafios do CREAS em relação a outras políticas e aos órgãos de defesa de direitos
MÓDULO 6 - GESTÃO DE TERRITÓRIO DO CREAS
Aula 29. Referenciamento da rede de PSE-MC ao CREAS
Aula 30. Papel do CREAS x Papel da secretaria municipal de AS no referenciamento
MÓDULO 7- ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DE CREAS
Aula 31. Atribuições do coordenador do CREAS
CAIXA DE FERRAMENTAS BÁSICAS COORDENAÇÃO DE CREAS / DIREÇÃO DE PSE
MÓDULO 8. PERGUNTAS FREQUENTES
O que fazer quando o município não tem CREAS?
O coordenador de CRAS ou CREAS pode prover Benefício Eventual (BE)?
A provisão de Benefício Eventual (BE) é privativa de assistentes sociais?
É recomendado retirada de Benefício Eventual (BE) na secretaria?
O coordenador responde pelos serviços (PAIF, PAEFI, MSE) ou pela unidade (CRAS, CREAS) como um todo?
O coordenador do CRAS ou CREAS pode corrigir o português de relatórios técnicos?
O coordenador de CRAS ou CREAS assina os relatórios junto com os técnicos?
Quem acompanha a família dos adolescentes em MSE?
Como proceder quando o adolescente abandona a MSE?
MÓDULO DE ENCERRAMENTO
Aula 32. Da solidão à segurança: revisando o conteúdo e mapeando desafios
MODALIDADE: Capacitação introdutória (conforme a classificação da PNEP/SUAS (Brasil, 2013)
O curso tem carga horária de 22 horas.
Sim, após assistir pelo menos 75% do conteúdo, você pode emitir o certificado, que é fornecido pela kiwifi
Sim, pois o projeto pedagógico do curso foi elaborado seguindo os princípios da Política Nacional de Educação Permanente do Suas (PNEP, 2013). Com base nos critérios da PNEP, o curso é do tipo "Capacitação introdutória" e o percurso formativo dele é classificado como "Gestão do SUAS".
Você pode pagar à vista no boleto, PIX ou em até 12x nos principais cartões. O pagamento no boleto leva até 48 horas para confirmação da inscrição. Já no cartão de crédito a confirmação é imediata.
Após a confirmação do pagamento, você receberá imediatamente as informações de acesso à área do curso por e-mail.
O acesso ao conteúdo em videoaulas é por um ano. Os demais materiais, que você baixa, são de acesso vitalício.
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