O curso que prepara você para coordenar o CRAS e o CREAS
No passado, a pasta da assistência social era destinada a pessoas com trajetória no campo da solidariedade ou da caridade, sem exigir conhecimento técnico e habilidade de gestão de pessoas. Com o avanço da política pública de assistência social, ocupar cargos de gestão no âmbito do SUAS exige muito mais do que o desejo de fazer o bem. Trata-se de liderar equipes, coordenar serviços e articular redes nos territórios.
Com o objetivo de preparar você para a coordenação das principais unidades do SUAS, desenvolvemos o curso Coordenação de CRAS e CREAS: gestão de pessoas, serviços e territórios, cuja aula inaugural você confere abaixo,
30 DIAS
DEZ módulos com 32 aulas gravadas que perpassam os temas da gestão de pessoas, serviços e territórios no CRAS e no CREAS, incluindo um módulo com as dúvidas mais frequentes.
Receba o acesso de um ano a duas aulas:
Não conseguiu assistir alguma das aulas ao vivo? Sem problemas! Ambas estarão disponíveis na sua plataforma para você assistir quando quiser.
Clique no link abaixo e garanta o seu presente!
R$ 560,00
Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de desenvolvimento em situações de risco, especialmente na violência sexual intrafamiliar. Trabalha no Suas desde 2008, com experiência como técnica de nível superior e gestora.
Desde 2020, apresenta o canal Suas Conversas, no YouTube, que difunde, gratuitamente, informações e saberes sobre a assistência social. Já publicou artigos em revistas científicas e dois livros: “Psicologia que sobe morro e desce ladeira”, no qual conta suas experiências, na forma de “vinhetas não (?) clínicas” e “A menina Loas teve um filho”, uma história ilustrada dos 18 anos do Suas. Ministra cursos e palestras na área da psicologia e da assistência social em geral.
PALAVRA DA PROFESSORA:
De que lugar eu falo ao ministrar esse curso:
Contribuíram fundamentalmente na construção desse curso a minha experiência de 12 anos ocupando postos de gestão no âmbito da assistência social nos níveis de coordenação, gerência e direção. Isso me trouxe oportunidades de qualificação e, principalmente, um grande leque de vivências práticas no âmbito da gestão de pessoas, serviços e territórios no SUAS.
Enquanto coordenadora de CREAS, participei ativamente da construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo (2014) e, posteriormente, já na diretoria de gestão do SUAS, da construção do Protocolo de Gestão dos CREAS de Caxias do Sul (2020).
Enquanto diretora de PSE, pude conhecer os desafios de gestar um conjunto de serviços de média e alta complexidade, com demandas variadas, grande interação com órgãos de defesa de direitos e outras políticas públicas, o que exigiu de mim o desenvolvimento de competências de negociação, articulação e produção de consensos para a construção de fluxos operacionais. Também tive a oportunidade de interagir com Organizações da Sociedade Civil (OSC) e, coletivamente, promover o reordenamento de serviços e o referenciamento de redes.
Enquanto diretora de gestão do SUAS, aproximei-me da vigilância socioassistencial e hoje considero que a gestão orientada pelos dados é um grande avanço para a assistência social. Isso sem deixar de cuidar das pessoas, de qualificar os serviços e de promover o fortalecimento das redes nos territórios.
Chama no suporte no whatsapp